terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cavalheirismo, ou você tem ou você não tem!


"-Você é de uma espécie de homem que não existe mais!", ouvi essa frase de uma amiga, surpresa ao eu abrir a porta do carro para ela, desde esse momento fiquei me perguntando, "Será verdade? Sou um tipo de cara que não existe mais?". Sempre fui criado desta forma, aprendi desde sempre a abrir a porta do carro, ceder o lugar (neste caso não só a mulheres, mas também a idosos), ajeitar a cadeira para as mulheres sentarem, enfim, sou acostumado com ações que as pessoas taxam de cavalheirismo, mas será isso realmente cavalheirismo? Não serei hipócrita, tenho que reconhecer que minha ação neste caso citado teve certa malícia (minha amiga sabe muito bem disso...) porém, tenho o costume de agir assim, e o que noto e principalmente, ouço as mulheres comentar, é que atitudes como essas são raras hoje em dia, ou então, só são tomadas quando o carinha quer 'pegar' a garota.


Percebo que ultimamente as próprias mulheres estão se acostumando a serem tratadas de forma hostil, as vezes até grosseiras e aceitam isto com a maior naturalidade, parece que pra elas homem tem que ser um verdadeiro ogro, quanto mais cafajeste melhor, mas, graças a Deus, ainda existem mulheres que sabem reconhecer o valor de pequenas atitudes gentis, que dão valor ao homem que gosta de servir bem e que gosta de oferecer o melhor de , enquanto essas mulheres existirem, ainda haverá esperança para os verdadeiros cavalheiros, por mais que as ações deles sempre tenham um toque de malícia.
Agora, dicas para os leitores do blog, sobretudo aos que acham importante agradar uma mulher:

1. Ao andar na calçada com ela, você fica para o lado da rua: esta tradição vem dos tempos antigos onde as mocinhas, ao caminhar pelo lado interno da calçada, eram protegidas pelas sacadas e balcões das casas e, assim, não corriam o risco de serem atingidas por vasos ou qualquer coisa atirada pela janela. Hoje o cavalheiro, ao andar pelo lado de fora, a está protegendo do tráfego e eventualmente de poças de água atingidas pelas rodas de automóveis.
2. Na escada rolante, existe ordem dos fatores: ainda no sentido de proteção, ao entrar em uma escada rolante que sobe o homem deve dar a passagem à dama, mas quando for o sentido inverso, ou seja, a escada desce, é o cavalheiro que vai na frente. E por que isso? Se a mocinha se desequilibrar, o rapaz estará lá para segurá-la. Sinta-se um herói por isso.
3. Ela se senta antes: é sempre muito elegante puxar a cadeira para uma moça se sentar. Mostra que você a quer confortável e à vontade. Em restaurantes, porém, onde o maitre/garçom fazem essa distinção, você deve aguardar para que ela sente primeiro, sem dar muito na cara, ou como eu, esbofeteia o maitre/garçom discretamente e puxa a cadeira para a dama.

4. Abra a porta do carro: aqui é um ritual interessante que faz um sucesso tremendo no primeiro encontro, mas não deve ser esquecido nos seguintes. Espere a daminha fora do carro. Quando ela chegar, abra a porta do seu carro, deixe que ela se acomode confortavelmente. Feche a porta, contorne o carro POR TRÁS, e só então entre. De Fusca a Ferrari, a regra é a mesma.

5. Segure a porta para ela: em qualquer pesquisa
 que você ler, 90% das mulheres acham que um homem que segura a porta para ela passar é o máximo. E você não deve praticar isso só com quem conhece e não só com mulheres. Demonstrar respeito e educação pelos outros não arranca pedaço.

6. Ofereça seu casaco: em tempos de aquecimento global (onde a temperatura muda a todo instante), essa regra é mais atual do que nunca. A mocinha, no sentido de ficar sensual para você, poderá usar uma peça de vestuário mais aberta e, se o tempo mudar, seguramente vai passar frio. Se você notar que sua companhia feminina está desconfortável com o clima, imediatamente ofereça seu casaco a ela. Mesmo que ela recuse, repita a oferta se notar que a temperatura está caindo. Lembre-se: você é um homem, logo você pode sentir frio. Ela não.

7. Ofereça seu lugar: mais uma regra que deve ser aplicada para qualquer mulher, conhecida ou não, e também para idosos e portadores de deficiência (digo tudo isso, porque mesmo nos locais onde existem assentos reservados a esse público, muita gente não respeita). No caso das mulheres, uma atitude dessas mostra que você está colocando o bem-estar dela acima do seu e sabe o que isso significa na cabeça feminina, não é?

8. Faça o pedido no restaurante: hoje as mocinhas trabalham, têm seu dinheiro e são mais independentes. Dividir a conta no restaurante é atitude comum e não ofende ninguém (menos no primeiro encontro, paspalho. Lembre
-se que você quer impressionar). Acontece que, apesar de tudo isso, ainda é de bom tom o homem fazer o pedido do casal, uma vez que denota um interesse em deixá-la mais confortável e mais à vontade, não tendo que se preocupar com esses chatos detalhes operacionais da refeição.

9. Se estiver chovendo, você segura o guarda-chuva: aqui acontece aquela oportunidade maravilhosa de andar agarrado um ao outro, mas o objetivo é mantê-la seca. Sendo assim, se o guarda-chuva for pequeno demais para os dois, você, macho da espécie, deve se molhar mais. Com certeza, você passará aquela imagem de que se preocupa com os outros, especialmente pelo conforto dela.



Vi as dicas aqui!



Thiago Cordeiro. TwitterOrkut. Escrevi ouvindo "Sorriso Maroto - Ainda Existe Amor em Nós "
Gostou do post? Tem uma crítica? Concorda ou discorda? Deixe sua opinião, comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário